As propostas selecionadas no edital de fomento a ações no Distrito Criativo Centro-Gare foram divulgadas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Com planos de atividades a serem executados de 1º de junho a 30 de novembro, os 17 projetos receberão o valor total de cerca de R$ 110 mil, provenientes da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) e Pró-Reitoria de Inovação (Proinova), via Política de Inovação da UFSM.
De acordo com Alice Moro Neocatto, chefe da Subdivisão de Apoio a Projetos de Extensão, o edital demonstra o potencial da inserção da UFSM no contexto do Distrito Criativo.
– O edital está em sua segunda edição e se constitui como uma ferramenta para a promoção do Distrito Criativo, além de reforçar parcerias internas, entre pró-reitorias, e externas, com a prefeitura e outros órgãos e entidades – afirma.
A importância do edital está em permitir o fomento a ações fundamentais para a comunidade. Através do Distrito Criativo, é possível vincular temas como a economia criativa, inovação, uso do espaço urbano, patrimônio histórico aos estudantes e docentes da UFSM, propiciando a troca de saberes de diferentes áreas do conhecimento.
Alice destaca que a produção de conhecimento contextualizada com as demandas da sociedade qualifica o processo de ensino-aprendizagem.
Atuação
As ações contempladas devem agora selecionar bolsistas que atuarão nas atividades previstas. A avaliação levou em consideração a abrangência das propostas, o potencial de visibilidade e de impacto no desenvolvimento socioeconômico, o quanto as ações eram inovadoras e a pertinência em relação ao Distrito Criativo Centro-Gare.
Projetos aprovados:
- Ateliê de Tecelagem
- Preservação e comunicação no museu educativo Gama d’Eça
- Proposta de requalificação urbana em termos de mobilidade e acessibilidade urbana
- Design, Identidade e Território: promovendo a valorização de identidades territoriais
- Arte, Cinema e Audiovisual 2023
- Lazer, Memória e Tecnologia: identificação de espaços de identidade cultural
- Diplomacia Universitária: Casa das Nações;
- F5 Junior – Consultoria Internacional;
- Na Bagagem: conhecendo Santa Maria;
- Programa de interações academia e mercado pelo viés do marketing, marketing digital, comunicação, design e produção artístico-cultural;
- pe.com ufsm: Editora Experimental do Curso de Comunicação Social – Produção Editorial _Fase 2;
- Santa [?] – Uma Montagem Teatral;
- Programa de extensão observatório do turismo “Caminhos do Sul”;
- Dança e patrimônio cultural;
- Santa Maria, Cidade Cultura no Coração do Rio Grande: Economia Criativa e as dinâmicas de desenvolvimento local;
- TuriSMapp: Aplicativo de turismo de Santa Maria, RS;
- Programa de desenvolvimento do turismo